A Prefeitura Municipal de Paulistana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite da última quinta-feira (10/04/2025), a abertura da programação alusiva ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
![]() |
Fotos: Diário do Itaim |
O pontapé inicial contou com um treinamento para comerciantes, funcionários e a população em geral. Na ocasião, foram apresentadas como identificar e compreender as formas específicas de comunicação e comportamento, abordagens práticas e humanizadas para situações de crises em estabelecimentos comerciais, carteira de identificação do autista, o papel da empatia no atendimento e dicas práticas para tornar o ambiente mais acessível e amigável.
“Durante todo esse mês, estaremos realizando diversas atividades alusivas ao Abril Azul e esse treinamento com os comerciantes é o pontapé inicial dessas ações. Temos que levantar essa bandeira, sensibilizar a população sobre a importância do acolhimento e a inclusão de crianças atípicas, e a principal forma de chegar a esse objetivo é por meio da disseminação de conhecimento”, destacou Tamara Tayná, Secretária Municipal de Saúde.
A Coordenadora Municipal de Saúde Mental, Amanda Airam, também falou sobre a importância do treinamento: “Tratar sobre a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é fundamental para garantir o acolhimento e a inclusão dessas crianças e adolescentes na sociedade, especialmente nos comércios da nossa cidade. O objetivo dessa atividade é treinar, conscientizar e habilitar os empreendedores de Paulistana e seus funcionários a lidar, no dia a dia, com crianças atípicas”.
A programação seguirá no dia 16 de abril, com uma blitz educativa na Avenida Marechal Deodoro. Já no dia 23 de abril, será a vez da tardezinha com as crianças. Finalizando a programação, no dia 29 de abril acontecerá um treinamento para profissionais que atuam na educação.
Veja abaixo mais fotos do evento: