![]() |
Fotos: Ascom/PMA |
A Prefeitura Municipal de Paulistana, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente, realizou entre os dias 27 de janeiro e 04 de fevereiro, ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.
O movimento contou com a participação de profissionais das equipes de saúde da família, vigilância sanitária, agentes de endemias e equipes de fiscalização ambiental.
As ações aconteceram nas áreas das Unidades Básicas de Saúde das localidades Caraibeira, Tigre, Itaizinho, Serra Vermelha, Barro Vermelho e Aroeira, e dos Bairros Centro, Triângulo, Arapiraca, Lagoa e São Francisco, além da área indígena de Batemaré.
O objetivo foi alertar a população paulistanense sobre a necessidade de eliminação de possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes Aegypti. Visitas a residências e comércios foram realizadas em diversos pontos do município, tanto na zona urbana quanto na rural.
Prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya
Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).
Para evitar a proliferação do mosquito, devemos ficar atentos e evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, garrafas PETs e lixos. Também é necessário manter as calhas sempre desobstruídas e caixas de água bem tampadas.