Paulistana receberá equipe de Saúde da Família dedicada ao território indígena do Povoado Batemaré

O município de Paulistana-PI será contemplado com uma Equipe de Saúde da Família (ESF) dedicada ao território indígena do Povoado Batemaré. Durante essa semana, os primeiros profissionais que atuarão na área participaram de um treinamento na capital Teresina.

O Prefeito eleito Osvaldo da Abelha Branca (MDB) esteve presente no evento promovido na Superintendência do Ministério da Saúde, que abordou a Territorialização dos Povos Indígenas, inclusive a área do Povoado Batemaré, na zona rural de Paulistana. Na ocasião, o futuro gestor estava acompanhado de Gilmar, representante da referida comunidade.
O objetivo da ESF dedicada é justamente assegurar a aplicação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), com ações prioritárias para a promoção da saúde e bem-estar das comunidades indígenas. A equipe será formada por médico, dentista, enfermeira e auxiliares.

"Essa implantação vai trazer inúmeros benefícios para a comunidade local e, da nossa parte, como gestor a partir de janeiro, essa equipe de saúde terá todo o suporte necessário até que a gente consiga ter um prédio com toda a estrutura e com funcionamento exclusivo para a comunidade do Batemaré", destacou o Prefeito eleito Osvaldo da Abelha Branca.

O Povoado Batemaré foi recentemente reconhecido como área indígena, com cerca de 270 famílias cadastradas na etnia Kariri, um total de cerca de 980 pessoas em um setor com 3.002 hectares de terra já demarcados. A partir desse reconhecimento, a comunidade agora contará com uma Equipe de Saúde da Família (ESF) dedicada ao seu território.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem