"Pesquisa Manipulada"? Confira o desempenho dos Institutos de Pesquisa nas Eleições em Paulistana

No último domingo (06/10/2024), quase 15 mil eleitores paulistanenses foram as urnas para definirem o futuro político e administrativo do município de Paulistana-PI para o mandato 2025-2028. Na semana que antecedeu o pleito, três pesquisas eleitorais foram divulgadas e resolvemos fazer uma indagação: as pesquisas estavam no rumo certo?


No dia 30 de setembro, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Estimativa apontava vitória do Prefeito Joaquim da Farmácia com 48% das intenções de voto. O adversário eleito, Osvaldo da Abelha Branca, aparecia com 45,17%. O Profeta, em terceiro lugar, apresentava 1,33%. Indecisos somavam 4%, enquanto brancos e nulos chegavam a 1,5%.

Diante dos números, a pesquisa do Instituto Estimativa não só errou o vencedor, como também os percentuais dos candidatos, mesmo com a margem de erro de 4 pontos. De forma contraditória, a pesquisa do mesmo instituto apontava uma rejeição de 60% do atual prefeito, informação que foi deletada da publicação do resultado minutos após a divulgação.


No dia 03 de outubro, o Instituto Census apresentou Osvaldo da Abelha Branca (MDB) com 65.35% das intenções contra 29.70% do atual Prefeito Joaquim da Farmácia (PSD). Por fim, 1.65% afirmavam que votariam no Profeta (PDT). Não sabe ou não opinaram somam 2.97%; e outros 0.33% optaram por branco ou nulo.

O Instituto Census acertou o vencedor da eleição e também, dentro da margem de erro de 5,4%, o percentual do Prefeito Eleito Osvaldo da Abelha Branca. A pesquisa apontava 65,3% dos votos totais (inclusos brancos e nulos), e o resultado foi 60,51% dos votos válidos.


Por fim, no mesmo dia, o IPPI Pesquisas também divulgou levantamento, considerando apenas os votos válidos, que apresentava Osvaldo da Abelha Branca eleito com 62,05%. Em segundo lugar estava o atual prefeito, Joaquim da Farmácia, com 35,39%, seguido do Profeta, que tinha apenas 2,56%.

O IPPI Pesquisas foi o instituto que "cravou" o resultado das eleições municipais de Paulistana, já que, dentro da margem de erro de 4,33%, acertou todos os percentuais de votação dos três candidatos a prefeito (confira nos gráficos).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem