Encontro destaca importância da saúde emocional de famílias neurodiversas na região de Acauã

O Grupo "Mães que Amam" realizou, na noite da última segunda-feira (22/07/2024), mais um encontro com as mulheres e homens que integram o referido projeto. O objetivo da ação é motivar e encorajar mães, pais ou responsáveis de pessoas com deficiência na região de Acauã-PI.

A abertura do evento contou com um momento de oração e reflexão conduzido pela Dra. Elizabete Feitosa e também a apresentação do grupo e da programação da noite, feita por uma das idealizadoras do grupo, a Profª. Adalziza Gomes.

Na sequência, aconteceu a abordagem do tema principal do encontro, que foi “Saúde Emocional da Família”, sendo as palestras conduzidas pelos estudantes de psicologia Franciele D’Avila, João Arthur e Kamilly Arantes, e pela estudante de enfermagem Manu Mainardes, que integram a Missão Iris Piauí e a Escola 2414. 


Em um momento de testemunho, o jovem Francisco Félix de Sousa Neto, que é deficiente visual, fez um relato emocionante e inspirador sobre a importância do apoio da família no processo educacional de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência.

O jovem, que é natural de Acauã-PI, relatou que o incentivo de sua família foi fundamental para que ele continuasse sua vida acadêmica, concluindo o ensino médio no IFPI - Campus Paulistana e, agora, cursando Psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

"Continuei na escola com o apoio da minha família, por que é de extrema importância, para superar alguns desafios. O estímulo, acreditar que é capaz, por que nós vivemos numa sociedade onde tem um discurso carregado que a pessoa por ser deficiente não tem capacidade de atingir seus objetivos, mas esse é um discurso equivocado", destacou Francisco Félix.


O jovem ainda completou: "A pessoa com deficiência tem capacidade, eu sou prova disso. Eu fico muito feliz, por que quando uma pessoa com deficiência consegue vencer, a inclusão vence junto, e eu quero passar esse recado para vocês: acredite, incentive, estimule".

Encerrando a programação da noite, foi apresentado o projeto "Jesus me deu flores", onde os participantes receberam cactos e uma carta. O Grupo "Mães que Amam" é uma ação sem fins lucrativos. O evento contou com o apoio financeiro de diversos segmentos, entre eles, poder público, comerciantes e as famílias. 

Com o passar dos anos, o número de pessoas neurodivergentes tem aumentado significativamente na microrregião de Acauã e o grupo "Mães que Amam" surgiu como um instrumento de apoio e suporte às famílias que tanto necessitam de ajuda, principalmente nos casos de autismo e TDHA.


Veja abaixo mais fotos do encontro (CLIQUE EM UMA IMAGEM PARA ABRIR E BAIXAR):

















































Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem