O Ministério da Educação divulgou, no final do mês de maio, o Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, que revela o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental com o padrão nacional de alfabetização, estabelecido pela pesquisa Alfabetiza Brasil.
Os dados levam em consideração as avaliações aplicadas pelos estados no ano de 2023. Segundo o relatório, a nível nacional, 56% das crianças da redes pública alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o 2º ano do ensino fundamental.
O município de Acauã-PI, administrado pelo Prefeito Paulo Sérgio (PSD), aparece com indicador de 81,7%, não só cumprindo as metas já estabelecidas para o ano de 2024, como também superando, com folga, o índice nacional de alfabetização para o 2º ano do ensino fundamental, que é de 56%, e o indicador estadual, que está na casa de 52%.
O Secretário Municipal de Educação de Acauã, Hildevan Gomes, destacou a importância do trabalho conjunto com os profissionais que atuam nas escolas: "o bom resultado é a prova de que a educação de Acauã está no caminho certo. Muito temos que melhorar ainda, mas aos poucos vamos atingindo as metas e garantindo um ensino de qualidade para nossos alunos. Importante mencionar que tudo isso só é possível graças a excelente equipe de profissionais que temos em nosso município, como o trabalho e a dedicação de todos vamos seguir evoluindo".
O indicador Criança Alfabetizada é um alinhamento dos sistemas de avaliação dos estados ao Saeb, fruto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo MEC em 2023. O foco da política é assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.