Estudantes do CETI Lucinete Santana da Silva participaram, na tarde desta quinta-feira (16/05/2024), da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base, o mais distante possível.
Os lançamentos foram realizados no Estádio Municipal Evaldão, no Bairro Correnteza. Os foguetes foram produzidos com garrafas pets e propulsão de vinagre e bicarbonato de sódio, por alunos da turma do 2º ano do Curso Técnico de Energias Renováveis, sob a orientação do professor Rogério Macedo. A Diretora do CETI Lucinete Santana, Lucicleia Acioly, também acompanhou a atividade.
"O nosso principal objetivo é despertar o jovem para a ciência, mostrar para esses estudantes que podemos conseguir nossos objetivos através do ensino e aprendizagem. Creio que saímos com um saldo positivo, podendo mostrar para as pessoas que é possível desenvolver ciência com materiais simples", enfatizou o Professor Rogério Macedo.
A mostra não apenas proporciona uma experiência prática e educativa, mas também estimula o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o pensamento criativo. Os participantes são desafiados a aplicar conceitos científicos e matemáticos, na prática, ajustando o design de seus foguetes para alcançar o máximo desempenho em termos de altura e distância de voo.
Sobre a competição
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma iniciativa da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que atua em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
A escola faz as inscrições dos estudantes interessados, que preparam os foguetes de garrafas PET no laboratório. A data limite para os lançamentos dos foguetes da 18ª MOBFOG é até o dia de realização da prova da 27ª OBA, ou seja, até o dia 17 de maio.