A Câmara Municipal de Paulistana-PI realizou, na manhã desta quarta-feira (07/02), a Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo de 2024. A solenidade contou com a presença do Prefeito Joaquim da Farmácia, Vice-Prefeito Carlos de Liberato, Vereadores e outras autoridades do município.
A primeira sessão do ano, que aconteceu no plenário do Palácio do Poder Legislativo Vereador Deusdedit Albuquerque Cavalcante, foi comandada pelo Presidente da referida Casa, Vereador Rubmário do Alto Vistoso, e, no geral, foram realizados os discursos de boas vindas, enfatizando a importância do Legislativo Municipal e os desafios do ano eleitoral.
"Quero agradecer a todos pela presença, dizer aos vereadores que o nosso trabalho como presidente continua com dignidade, como sempre tem sido feito, 2023 foi um ano de muito aprendizado, mostramos muitos resultados nesta casa, colocamos algumas das nossas ideias em prática. Vamos seguir trabalhando com respeito e humildade, pedindo forças a Deus para seguir essa jornada à frente do Poder Legislativo de Paulistana", destacou o Vereador Rubmário do Alto Vistoso, Presidente da Câmara Municipal.
Além das autoridades já mencionadas, também marcaram presença a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Adriana Xavier e os Secretários Municipais Andressa Jordanne (Saúde), Marozan Carvalho (Educação), Cleodon Albuquerque (Esportes), Roberta Kelly (Meio Ambiente), Raimundo Keka (Obras), Joyce Oliveira (Agricultura), Auristela (Administração) e Max (Finanças), além de pastor, representantes de bancos e outras autoridades locais.
"Gostaria de agradecer a Deus por mais um ano aqui nesta sessão solene que marca a abertura dos trabalhos legislativos, a gente espera que seja um ano de muito sucesso para todos nós, sempre com foco no progresso da nossa cidade de Paulistana e com respeito e harmonia entre os poderes municipais", ressaltou o Prefeito Joaquim da Farmácia, que também apresentou uma série de obras e ações desenvolvidas no seu mandato.
Compõem a casa do povo paulistanense no mandato 2021-2024 os Vereadores Elias de Liberato, Galeguinho de André, Daniel de Alberto, Rubmário do Alto Vistoso, Osvaldo da Abelha Branca, Dr. Tadeu, Hélio Sousa, Zirlândio, Jackson de Benedito, Valdeci e Fernando de Chico do Gado.
Início de mais um ano de trabalho legislativo
O primeiro a fazer uso da tribuna foi o Vereador Jackson de Benedito, que reafirmou seu compromisso com a gestão municipal e enfatizou: "quero afirmar que o vereador Jackson de Benedito, o qual levarei esse nome de Benedito sempre com orgulho, pela dedicação que ele tinha a esse povo, está pronto e preparado para mais uma batalha, juntamente como nosso prefeito e com os demais amigos e amigas que nos acompanham. Desejo um bom retorno a todos os colegas e que seja um ano muito produtivo a todos nós".
Na sequência, o Vereador Dr. Tadeu relembrou que há 76 anos, também em um ano bissexto, no dia 29 de fevereiro de 1948, era realizada a primeira eleição municipal da história de Paulistana, sendo eleitos o Prefeito Dr. Caio e o Vice Alano, que tomaram posse no dia 21 de abril do mesmo ano, contando com o Dr. Vitalino Coelho como primeiro Presidente do Poder Legislativo Municipal.
"Nós estamos na 20ª legislatura da história política de Paulistana. Nosso trabalho é muitas vezes confundido, somos considerados o para choque de um carro chamado política, estamos mais próximos da comunidade, presentes para escutar e tentar resolver o leque de problemas que surgem diuturnamente. Enfrentamos essa missão árdua com determinação e respeito ao nosso município, e a harmonia entre os poderes municipais, citada aqui pelo prefeito, deve prevalecer para garantir o bom andamento das gestões e melhorias para o nosso povo", destacou Dr. Tadeu.
O Vereador Osvaldo da Abelha Branca, que é pré-candidato a Prefeito pela oposição, ressaltou a importância da função de parlamentar: "a gente vai continuar cumprindo o nosso papel de legislar, fiscalizar, votar, propor e sugerir. Os vereadores e toda a sociedade paulistanense tem sido testemunhas do papel o qual tenho exercido aqui, e quero reafirmar que continuarei exercendo da mesma forma, sem mudar meus princípios, convicções, visões e minha postura. Em 2024, o povo terá a oportunidade de quebrar alguns ciclos e mudar algumas coisas no âmbito do município de Paulistana".
Na sequência, foi a vez do Vereador Zirlândio fazer uso da palavra: "agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito em nossas vidas, pelo entendimento e sabedoria em decisões tomadas durante esse mandato que estou exercendo. Quero pedir, assim como nas orações do Pastor, muita sabedoria a Deus para que a gente possa continuar com esse mesmo posicionamento. É um ano complexo, teremos eleições, mas que o respeito e o amor ao próximo possam prevalecer acima de tudo".
O Vereador Galeguinho de André fez seu discurso apresentando alguns versículos bíblicos e enfatizando a importância de Deus em todos os momentos, inclusive nas decisões políticas: "Seguindo o exemplo bíblico, devemos aconselhar, mesmo eu sendo oposição a gestão, eu não quero o 'quanto pior, melhor', quero fazer uma oposição mostrando erros e que a situação corrija. Primeiro a gente mostra, se continuar no erro, a gente procura a justiça. Quero pedir a Deus que abençoe esse ano legislativo que está iniciando e desejo sucesso a todos nós vereadores em mais um ciclo de trabalho e discussões".
Em seguida, o Vereador Valdeci Arrais usou a tribuna para lamentar, mais uma vez, a ausência da presença feminina no Poder Legislativo, relembrou mulheres que fizeram história naquela casa e também destacou: "está na hora de começarmos a fazer renovações, vou colocar meu nome a julgamento, mas queria que o povo renovasse os poderes, para ter novas ideias, novas determinações, hoje temos redes sociais fortíssimas, as coisas não são mais como eram antes, precisamos urgentemente de mudanças, pessoas com firmeza. A pessoa que está na política tem que ter responsabilidade e comprometimento com a população, ser centrado e ter os pés no chão".
O Vereador Elias de Liberato ressaltou a importância do compromisso e do trabalho do Poder Legislativo: "primeiramente agradecer a Deus por mais um ano legislativo que se inicia e dizer aos nobres vereadores e a todos os presentes que vamos cumprir a lei orgânica do município, o regimento interno e a Carta Magna do nosso país. Também falar aos nobres colegas que temos o papel de cumprir e fazermos o melhor para o povo de Paulistana, terei a responsabilidade de buscar o melhor para nossa cidade, seja gestor A ou B, se for trazer melhorias para Paulistana, estarei ao lado apoiando".
Por fim, o Vereador Daniel de Alberto mencionou que é um ano marcante, onde estará completando 12 anos no Poder Legislativo, e enfatizou: "chego a esse 12º ano com orgulho, enfrentamos dificuldades, tivemos momentos de alegrias e tristezas, mas com orgulho de ser vereador, de representar os paulistanenses aqui nessa casa. As perspectivas para esse ano que se inicia é de muito trabalho e também com um tempo mais corrido, por ser um ano eleitoral, mas quero reafirmar que o Vereador Daniel de Alberto está firme e forte, pronto para mais uma batalha e a disposição para ajudar o nosso município".