Na última terça-feira (16/01/2024), foi divulgado o Índice de Fluência Leitora dos 10 municípios que compõem a 17ª Gerência Regional de Educação e Acauã ficou em primeiro lugar com a pontuação de 6.9, notícia que foi muito comemorada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.
Os alunos acauãnenses que encerraram o ciclo de alfabetização no ano de 2023 tiveram um bom desempenho na avaliação de fluência de saída, sendo que o município alcançou o índice de 6.9 em fluência leitora, onde 79% dos alunos da rede ficaram entre os níveis de leitor iniciante e fluente.
A avaliação da fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. Aplicado nas turmas do 2º ano, anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança realiza uma leitura, onde para a análise do desempenho em leitura do estudante, são levados em conta três critérios.
O primeiro deles é a precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta. Além disso, o estudante pode ter de responder questões sobre o conteúdo do texto que leu.