Fotos: Reprodução/Internet |
Com o objetivo de ampliar o protagonismo do Piauí e Pernambuco no cenário da geração de energia elétrica renovável e limpa, produzida pela força dos ventos, a empresa Ventos de Santa Edith SA vai apresentar, na próxima sexta-feira (27/10/2023), um novo investimento na área, com a construção de mais um complexo de energia eólica na região.
O objetivo do evento, que acontecerá na Escola Clementino Coelho, em Afrânio, é a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental Simplificado (EIA) referente à construção do Complexo Queimada Nova IV, que será executado pela Ventos de Santa Edith SA, empresa controlada pela Casa dos Ventos Energias Renováveis S/A, e que abrangerá os municípios de Acauã-PI e Afrânio-PE.
Parque Eólico já instalado em Queimada Nova | Foto: Reprodução |
O empreendimento será composto por 50 aerogeradores distribuídos em cinco Parques Eólicos. A potência total prevista para o complexo será de 330 MegaWatts (MW). O Complexo Eólico possuirá uma Subestação Coletora/Elevadora, a ser construída na área dos Parques Eólicos, com potência de transformação de 500Kv e 34,5Kv.
A área total diretamente afetada pelo empreendimento (ADA) corresponde a 226,62 hectares, inseridos nos limites das propriedades rurais arrendadas ou em processo de arrendamento, sendo 88,41% da área no município de Acauã e 11,59% em Afrânio. Após a autorização, as obras deverão durar cerca de 10 meses. A execução das obras deverá gerar, no seu pico, cerca de 365 contratações diretas.
A Audiência Pública, que será conduzida por representantes da Maron Ambiental, tem como meta expor aos interessados e populações impactadas o conteúdo do estudo ambiental, sanar dúvidas e recolher dos presentes as críticas e as sugestões sobre o estudo de viabilização do Complexo Eólico Queimada Nova IV. Ela é peça fundamental para todo processo de licenciamento ambiental, tão importante que normalmente é chamada de "fase embrionária" do projeto.
Importante mencionar que as empresas Ventos de Santa Edith SA e Maron Ambiental fornecerão um ônibus para transporte dos interessados em participar do evento. O veículo sairá da cidade de Acauã-PI, às 17h00, com destino ao local da audiência pública.