O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e as empresas Ventos de Santa Edith SA e Maron Ambiental realizaram, na noite da última sexta-feira (27/10/2023), uma Audiência Pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental do Complexo Eólico Queimada Nova IV.
O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva da Escola Clementino Coelho, na cidade de Afrânio-PE, e contou com a participação de representantes das empresas envolvidas e das comunidades rurais, além de autoridades como os Prefeitos Paulo Sérgio (Acauã) e Rafael Cavalcanti (Afrânio), Vice-Prefeitos Gustão (Acauã) e Cloves Ramos (Afrânio) e Presidentes de Câmaras Municipais Lomanto Costa (Acauã) e Marlene Cavalcanti (Afrânio).
O gestor anfitrião, Rafael Cavalcanti, demonstrou empolgação com o novo projeto: "A gente vive numa região que sofre muito com as adversidades climáticas, mas na atual conjuntura, em que as energias renováveis estão sendo expandidas, nossa região passará por um momento que considero uma redenção, com certeza esses empreendimentos trarão muito desenvolvimento social e econômico para nosso município, e a gestão municipal estará a disposição para dar a sua contribuição, no que for possível".
O Prefeito de Acauã, Paulo Sérgio, também destacou a importância dos complexos eólicos para a microrregião: "O município de Acauã está junto nessa empreitada, estamos preparados para contribuir e fiscalizar. Assim como ocorreu aqui na audiência, também recebemos, com frequência, inúmeros questionamentos sobre as obras. Sabemos que não é de um dia para o outro, tem todo um trâmite a ser seguido, mas estamos confiantes que vai dá tudo certo, e os empreendimentos estarão aí para gerar emprego e renda, produzir energia limpa e, tudo isso, preservando o meio ambiente e as comunidades que residem no seu entorno".
Durante a Audiência Pública foram apresentados dados gerais sobre o empreendimento, principalmente no que diz respeito aos eventuais impactos ao meio ambiente que ele possa causar, seja no solo, água, fauna ou flora regional. Também foi aberto o espaço para questionamentos e falas dos representantes e da população presente.
O complexo será composto por 50 aerogeradores distribuídos em cinco Parques Eólicos, sendo 47 torres em Acauã e 03 em Afrânio. A potência total prevista será de 330 MegaWatts (MW). A área total diretamente afetada pelo empreendimento (ADA) corresponde a 226,62 hectares, inseridos nos limites das propriedades rurais arrendadas ou em processo de arrendamento.
Da área total diretamente afetada pelo empreendimento, 88% fica no município de Acauã. Os Parques Eólicos ficarão próximos à localidades como Lua Nova (Posto Fiscal), Tanque de Cima, Barra do Bosque, Araçá, Três Paus e Sítio Dois Irmãos, na divisa entre os estados do Piauí e Pernambuco.
Importante destacar que nessa área total, além dos aerogeradores, também serão instaladas outras estruturas como canteiro de obras, usina de concreto, área de estocagem, subestação, faixa RTM, acessos e faixas de supressão/apoio às obras, sendo que algumas delas são provisórias e recuperadas pelo PRAD.
Após a fase de obtenção da Licença Prévia (LP), que está em andamento, terá início o processo de obtenção da Licença de Instalação, que deverá ser solicitado em meados de 2024. Na sequência, as obras estarão autorizadas e deverão durar cerca de 10 meses. A execução das obras deverá gerar, no seu pico, cerca de 365 contratações diretas. Você pode acessar o Relatório Simplificado de Impacto Ambiental CLICANDO AQUI.
Veja abaixo mais fotos da audiência (CLIQUE EM UMA FOTO PARA ABRIR E BAIXAR):