Morre Irmã Adelaide Damasceno, a primeira freira da cidade de Paulistana

Faleceu nesta terça-feira (27/06/2023), a Sra. Adelaide Coelho Damasceno, popularmente conhecida como Irmã Adelaide, aos 89 anos de idade. A mesma teve sua trajetória interligada com a fé e doação a vida cristã, tornando-se a primeira freira da cidade de Paulistana-PI.


Filha do Major Hortêncio Coelho Damasceno e de Carmina Marques Damasceno, Irmã Adelaide decidiu, aos 24 anos, que serviria a Deus e se dedicaria à vida religiosa, tornando-se a primeira freira da cidade de Paulistana, pela congregação Filhas de Maria Auxiliadora, da Igreja Católica Apostólica Romana. 

Dentre os 65 anos de dedicação a religião, residiu nas cidades de Petrolina, Gravatá, Carpina, Fortaleza, Baturité, Natal, vindo a falecer em Recife, onde estava residindo. Como Freira Salesiana, atuou na área da infância e juventude, acolhendo milhares de crianças e adolescentes carentes. Passou alguns anos trabalhando na conhecida escola Maria Auxiliadora, em Petrolina-PE.

Dona de um rico vocábulário, com o Português correto, a irmã Adelaide foi divisor de águas nas vidas de muitos alunos que por ela passaram. Em 2018, comemorou na sua cidade natal, os 60 anos de vida religiosa, com uma missa celebrada pelo Padre José Pio Feitosa.


Fiel devota de Nossa Senhora dos Humildes, mesmo de longe, acompanhava os festejos da padroeira de Paulistana, em agosto, e quando podia, se fazia presente. A Irmã Adelaide, veio a Paulistana, pela última vez, em janeiro de 2022, dizendo que sentia que aqui não mais retornaria, pois a sua missão já estava acabando.


O corpo da Irmã Adelaide Coelho Damasceno está sendo velado em Recife, capital pernambucana, onde também será sepultado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região