Abertura da IV Missão Jovem no Zonal VIII é realizada em Patos do Piauí

Neste final de semana, de 05 a 07 de maio, o Zonal VIII composto pelas Paróquias de Jaicós, Patos do Piauí e Itainópolis e nas Áreas Pastorais de Massapê, Vera Mendes e Jacobina do Piauí, pertencentes a Diocese de Picos, estão sediando a 3ª fase da IV Missão Jovem Diocesana.


A Missão Jovem do Zonal VIII reúne em torno de 400 missionários, que durante esses dias vão propagar a palavra de Deus em várias comunidades, através de visitas às famílias, celebrações, encontros, confraternizações e momentos culturais.

Além dos jovens das cidades que sediam a missão, também participam missionários de outras paróquias e municípios, como Queimada Nova, Acauã, Betânia do Piauí, Paulistana, Curral Novo, Picos, Fronteiras e Alagoinha do Piauí.

A abertura da Missão Jovem aconteceu na Paróquia São Sebastião, situada na cidade de Patos do Piauí, com a acolhida dos missionários, quando foi celebrada a missa, feita a divisão dos grupos por Paróquia e servido o café da manhã.

A missa foi presidida pelo Bispo Dom Plínio José e contou com a participação dos padres Marcos Vinícius (Queimada Nova), Francisco de Assis (Itainópolis), Allef Antônio (Curral Novo), Gildo Coelho (Fronteiras), Miguel Feitosa (Jaicós), Francisco Borges (Patos) e Ismael Antônio (Acauã).

Em entrevista, Dom Plínio, informou que a Missão Jovem é uma experiência que a Diocese de Picos tem há mais de 20 anos, sendo esta 4ª edição. “A Missão Jovem é uma vivência encantadora, porque desperta no jovem o gosto de participar mais da Igreja, não somente de ir a missa, fazer o sacramento, mas de acompanhar, participar ativamente das comunidades eclesiais de base”, disse.

Segundo ele, a cada missão a participação só aumenta. “Percebemos que só aumenta a participação na Missão Jovem, a cada zonal a participação é maior, com representação de várias cidades. E nossa proposta é concluir a Missão Jovem que começou em março, no mês de outubro, onde todo mês terá uma em um zonal, pretendo alcançar 75 mil famílias, com a participação de 15 mil jovens. E para encerrar queremos realizar a missão na cidade de Picos, onde estamos nos organizando para contar com a participação dos 42 municípios da Diocese e reunir mais de 100 mil jovens, vindo de todo o território”, explicou.

Por fim, o bispo, que vai acompanhar a missão nas Paróquias, destacou que é um momento ímpar para jovens. “Os missionários vão visitar às famílias, levar a palavra de Deus para os jovens, crianças e idosos, para se confrontarem com a realidade de cada um e sentirem a importância de vivenciar essa experiência na presença de Deus que caminha conosco. É uma visita santa, com a proteção de Deus e o Espírito Santo iluminando o jovem”, finalizou.

Padre Miguel Feitosa da Igreja Nossa Senhora das Mercês, disse que ao todo 170 missionários participam da missão na Paróquia: “Estamos recepcionando 63 jovens vindo de outros munícipios e da nossa Paróquia tem mais de 100 jovens inscritos para participar, onde vamos compor um grupo de 170 jovens, que serão divididos entre Jaicós e Massapê. Então esses dias são de muitas bençãos, vamos ter vários encontros, momentos celebrativos, visitas às famílias, é momento único na história da nossa Paróquia”.

Ele ainda frisou que a participação dos jovens o deixa alegre e motivado a continuar sua missão de padre. “Para mim é um momento de alegria e gratidão, poder recepcionar esses missionários com os nossos jovens da Paróquia, uma participação bem expressiva e isso me deixa muito contente, satisfeito e com certeza me dá muito ânimo para que eu possa continuar na caminhada como pastor, como padre, dessas duas comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Mercês”, finalizou.

Padre Francisco da Paróquia de Itainópolis, disse que é um momento de alegria e expectativas positivas. “Estamos alegres pela participação dos jovens neste final de semana na missão, onde serão protagonistas dessa ação, que é essencial na vida da Igreja. Nosso Senhor enviou a todos como discípulos para anunciar o evangelho e a comunidade se fortalece com a chegada dos missionários jovens”, afirmou.

Segundo o pároco, a Missão Jovem se unirá aos festejos de Nossa Senhora de Fátima que acontece em Itainópolis. “Vamos unir o encerramento da Missão Jovem com as festividades alusivas a Festa de Nossa Senhora de Fátima, são dois momentos que se faz em um só para a maior Glória de Deus e engrandecimento da fé de nosso povo. Então é motivo de muita alegria contar com essa força viva e jovem na nossa Igreja”, concluiu.

O pároco Francisco Borges, o padre Chiquinho, definiu a missão como um momento de expectativa e esperança. “Padre Zezinho canta ‘a Igreja será jovem, quando o jovem for Igreja, e que a participação da juventude como missionários cheguem às famílias, aos mais jovens, principalmente, aqueles que não participam, e que sejam tocados e possam de fato aderir a essa proposta que vem de Deus, que é trazida pelos missionários, que serão porta-voz de Jesus, o verdadeiro missionário do Pai”, pontuou.

O jovem Leonardo Brito, veio da cidade de Alagoinha do Piauí para participar da Missão Jovem. Ele, que já participou de outras missões, falou sobre a experiência. “Ser missionário é deixar-se levar pelo Espírito Santo, às vezes, a gente chega nas famílias e não tem uma palavra, por não conhecer a realidade, mas o Espírito Santo nos orienta sobre o que devemos falar e como devemos agir, ou ele sopra para nem falarmos, mas apenas escutar aquela família. Enfim o Espírito Santo nos guia”, disse.

O missionário ainda falou sobre as expectativas “Que nessa missão possam surgir mais vocações na nossa Diocese, que os leigos se engajem mais na comunidade eclesial de base, participando e desenvolvem mais iniciativas na Igreja, procurando seguir o caminho cristão”, disse ele, deixando uma mensagem. “Jovem venha participar, se engajar mais na vida da igreja, que Jesus Cristo te chama para servir e Ele quer que você reavive o dom de Deus que está em você, essa é a nossa missão”, finalizou.
















Fonte: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região