Secretaria de Agricultura promove diversas ações de apoio e incentivo ao agricultor familiar em Jacobina do Piauí

Nas últimas semanas, a Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, tem promovido diversas ações que visam apoiar e incentivar a agricultura familiar nos quatro cantos do município, sendo este o setor que mais movimenta a economia local.

As ações desenvolvidas envolveram várias atividades do setor, principalmente as cadeias produtivas com grande produção em solo jacobinense, como é o caso do mel, pastagem, criação de animais, milho, feijão, frutas e olerícolas.
"A Secretaria de Agricultura de Jacobina do Piauí tem uma missão bem definida, que é proporcionar aos agricultores do município maior capacidade produtiva, através de incentivo, capacitação e fomento, isso contando de forma incansável com a gestão do Prefeito GD e Vice Vanderlei", destacou Edcácio Rodrigues, Secretário Municipal de Agricultura.
Com o objetivo de alavancar a produção para subsistência e o comércio do excedente, promovendo, assim, geração de renda e qualidade de vida, através da colheita de produtos saudáveis, cerca de 10 famílias, com produções variadas, foram beneficiadas com a instalação de kits de irrigação.

Outra ação promovida pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria Estadual Agricultura Familiar (SAF), foi a entrega de sementes de milho e feijão para agricultores individuais e associações rurais, assegurando sementes de qualidade que garantam plantações com boas produções a depender da pluviosidade.

Na ocasião, foram distribuídos cerca de 300kg de feijão Caupi (Cultivar: BRS guaribas) e ainda cerca de 300kg de milho (Cultivar: Asa branca), beneficiando dezenas de agricultores familiares do município de Jacobina do Piauí.
No que se refere a bovinocultura, a Secretaria Municipal de Agricultura fez a adesão ao Programa + Pecuária Brasil, desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares CONAFER e que visa o melhoramento genético de bovinos.

Na primeira etapa, foram cadastrados 07 produtores, que totalizam 58 vacas para serem inseminadas. A intenção da secretaria é descentralizar as ações dentro dos arranjos produtivos do município, indo além da ovinocultura e apicultura que é o forte de Jacobina do Piauí.
Também foi feita a adesão ao Programa Programa Brasil mais Cooperativo, que visa apoiar as associações, prefeitura e secretaria de educação para fomento à compra de produtos da agricultura familiar.
Segundo Edcácio Rodrigues, a intenção da secretaria de agricultura é poder incrementar nessas compras, incentivando ainda mais a produção e organização dos agricultores de Jacobina do Piauí. O programa do governo federal é executado através da ANATER, por meio do Instituto Flor do Cajueiro.
Seguindo o compromisso de assegurar o agricultor na hipótese de insucesso com a colheita, por condições adversas como seca ou chuva excessiva, a Secretaria de Agricultura  realizou os cadastros, a adesão ao programa na referida safra, a homologação no sistema e, por fim, a geração e entrega dos boletos para que os agricultores tenham acesso ao benefício.
Por fim, com o objetivo de capacitar os agricultores para que melhorem suas produtividades e, por consequência, a sua qualidade de vida, estão sendo realizados cursos profissionalizantes, conquistados por meio de parceria com o Banco do Nordeste e o SENAR.
Duas associações estão sendo beneficiadas: a JACOMEL com duas turmas do curso de produção de rainha e a Associação de Quilombolas de Campo Alegre, com a oferta do curso de produção de pães e bolos caseiros. 

Durante todo esse período, além das ações mencionadas, a Secretaria Municipal de Agricultura de Jacobina do Piauí também atuou realizando atendimento individual aos agricultores, participando de eventos da área/setor, buscando parcerias regionais, dentre outros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região