Tribunal de Justiça implantará Projeto "Justo Acesso" na cidade de Acauã

O Prefeito de Acauã Paulo Sérgio de Sousa, acompanhado do Ex-Prefeito Reginaldo Raimundo Rodrigues (Molão) e do Deputado Estadual Georgiano Neto, participou, na manhã desta quinta-feira (23/02/2023), de uma audiência no Tribunal de Justiça do Piauí para discutir a implantação do Projeto "Justo Acesso" no município.


Por meio do Justo Acesso, o TJ-PI pretende unificar serviços de justiça, cidadania e inclusão digital nas cidades atendidas. Além de Acauã, os municípios de Guaribas e Palmeirais também fazem parte do projeto piloto. 


A reunião contou com a presença do Presidente da instituição, desembargador Hilo de Almeida, que enfatizou: “aproximar a Justiça do cidadão é um dos pilares do nosso Plano de Gestão. E poder chegar a municípios como Guaribas e Acauã é uma demonstração da prioridade que damos a essa diretriz. Estamos somando esforços, buscando os parceiros do Sistema de Justiça, para concentrarmos, nesses pontos, serviços que possam colaborar também com a promoção da cidadania”.

Por meio dos Pontos de Acesso Digital à Justiça, o projeto Justo Acesso ampliará e facilitará o acesso à justiça mediante a realização de atos processuais por videoconferência, tais como audiências e atendimentos eletrônicos, além de congregar serviços de todo o Sistema de Justiça e, ainda, de outros órgãos da Administração Pública, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Segurança Pública, INSS, Detran, Receita Federal, TRE e Ministério Público do Trabalho.


“Eu acredito que esse projeto vai mudar de fato a situação do município de Acauã. O acesso a um serviço desses vai melhorar a vida de nossa população. Muitas pessoas têm dificuldade de ir até a sede da comarca, ter acesso a um advogado. Vai ficar muito mais fácil, além de todos os outros serviços que serão ofertados”, disse o prefeito Paulo Sérgio, de Acauã, cidade que é termo judiciário de Paulistana.

Visita técnica


Nos dias 28 de fevereiro e 02 de março de 2023, equipes do TJ-PI realizarão visitas técnicas aos municípios de Guaribas e Acauã para avaliação das estruturas que possam comportar os Pontos de Acesso Digital à Justiça.


Com informações da Ascom/TJ-PI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região