PAULISTANA: Pela 1ª vez, uma escola da Zona Rural comemora o 7 de Setembro com desfile cívico em plena comunidade

Com o tema Personagens Históricos do Bicentenário da Independência do Brasil, a Escola Municipal Hucênio Coelho Damasceno, da comunidade Assentamento Cachoeira, zona rural de Paulistana-PI, presencialmente com as famílias dos educandos e amigos da escola, comemoraram essa data tão importante, que destaca a Liberdade do nosso povo e principalmente da libertação do evento mais terrível que deixaram cicatrizes profundas no nosso povo, a escravidão.

O evento faz alusão ao reconhecimento de algumas personalidades importantes que lutaram em prol da Libertação do nosso povo, uma vez que traz figuras que foram muito significativas no movimento abolicionista como Luís Gama, o baiano que foi vendido como escravo e conquistou sua própria alforria; depois, como advogado autodidata, atuou para libertar outros escravos. Escritor, jornalista, e Advogado, o baiano Luiz Gama é o patrono da abolição da escravidão no Brasil e um orgulho para o nosso povo.

“É muito emocionante, não temos explicações do quanto estamos felizes”, relataram estudantes do 5º ano, ao tocarem com os instrumentos de fanfarra pela primeira vez em um 7 de Setembro.

O  Projeto Fanfarra da U.E Hucênio Coelho Damasceno destacou-se como  uma estratégia de disseminação da cultura musical. A Diretora Claudiane Amorim e os professores Breno da Silva, Cleia Ferreira, Ivanildo Teixeira, Francileide Rodrigues, Juscirene  Carvalho, Lilian de Carvalho Rodrigues, Maria Lucilene e Ana Karoline (Auxiliar da Educação infantil) e os colaboradores do Administrativo Iane Sousa, Josicléia da Silva (Raquel) e Juvan Luís, atribuíram a fanfarra escolar HCD como um espaço e tempo de aprendizagens, dado a riqueza expressiva no ensino de instrumento individual e uma grande aproximação da escola com a comunidade.

Pais de alunos destacaram que nunca pensariam que seus filhos pudessem comemorar uma data histórica com desfile Cívico em uma Escola de Zona Rural: “ver nossos filhos tocando instrumentos musicais e engajados no projeto foi um momento único”.

A Equipe pedagógica do Hucênio C. Damasceno destaca que o 7 de Setembro é um momento sempre importante de ser lembrado e estar comemorando também os 200 anos de Independência do Brasil com a comunidade escolar traz um sentimento de vitória, haja vista que faz complementar à formação das crianças, pois todos são os responsáveis diretos da educação e escolarização delas, portanto, essa cooperação é muito importante na formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade dos “nossos pequenos” que compõem tanto a educação infantil quanto o ensino fundamental I.










Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região