Ovinocaprishow tem exposição de animais e de produtos da agricultura familiar e movimenta economia em Jacobina do Piauí

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí tem realizado, desde a última quarta-feira (27/07/2022), a 6ª edição da Ovinocaprishow, a tradicional feira agropecuária do município. Como parte da programação do evento, nesta sexta-feira (29), aconteceu a Feira da Agricultura Familiar, concursos de animais e exposição de caprinos e ovinos.


Durante todo o dia, milhares de pessoas estiveram visitando as baias e stands no Parque de Exposições de Jacobina do Piauí. Expositores locais e de municípios da região trouxeram ovinos e caprinos de diversas raças e tamanhos, seja para comercialização, seja para participação nos concursos, que este ano tiveram uma premiação total de 30 mil reais.

Os expositores e visitantes puderam ter acompanhamento técnico e capacitações com o SEBRAE, EMATER, SENAR e ADAPI. Dentre as ações realizadas durante o evento, estava ultrassonografia digital, distribuição de panfletos informativos e formalização de linhas de crédito para pequenos criadores por meio do AGROAMIGO e CREDIAMIGO.

O Prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira (GD), o Vice-Prefeito Vanderlei Carvalho, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Francisco de Assis Sousa (Dedé) e os Secretários Municipais Edcácio Rodrigues (Agricultura) e Chico Abreu (Juventude) prestigiaram os concursos e a exposição de animais e de produtos da agricultura familiar, bem como as palestras realizadas no auditório do CRAS.

"Nós temos o maior rebanho de ovinos do estado do Piauí, em termos de quantidade, nós temos uma realidade estabelecida. A partir disso, o desafio da gestão do Prefeito GD, junto a Secretaria de Agricultura, é fazer com que essa quantidade tenha qualidade suficiente para gerar um retorno econômico ao município", destacou Edcácio Rodrigues.


O jovem Secretário de Agricultura enfatizou, ainda, que os animais do município evoluíram bastante nos últimos anos, com melhoramento genético e capacitações, através das parcerias com os diversos órgãos e instituições, que contribuem para o desenvolvimento da cadeia de produção.

Durante a visita ao Parque de Exposições, o Prefeito GD conversou com o Portal Diário do Itaim e destacou a importância do evento: "muito feliz em ver o crescimento da nossa feira, observar que o nosso evento tem melhorado a cada ano e que os nossos criadores tem conseguido comercializar os seus animais e produtos, ambos com muita qualidade".

"É gratificante ver que todo o investimento tem surtido efeito no segmento de caprinos e ovinos em nosso município, que tem papel relevante na nossa economia. Nós vamos lutar para que, a cada dia, a nossa Ovinocaprishow cresça, os nossos criadores avancem em qualidade. Nosso compromisso é esse: seguir apontando o caminho para o desenvolvimento dos criadores e produtores, seja em larga escala ou na agricultura familiar", relatou o Prefeito de Jacobina.


Feira da Agricultura Familiar

Além da tradicional exposição de caprinos e ovinos, a gestão municipal promoveu, durante a sexta-feira de Ovinocaprishow, a Feira da Agricultura Familiar, com a exposição de produtos oriundos, principalmente, de matéria-prima local. 

Segundo a organização do evento, cerca de 17 famílias e a JACOMEL colocaram seus produtos à venda nos stands do Parque de Exposições de Jacobina do Piauí. Dentre os expostos, estavam flores artesanais, comidas típicas, mel e derivados, verduras, peixes ornamentais, bolos, sequilhos e petas. 

"Essa feira é um incentivo da gestão do Prefeito GD à agricultura familiar. Aqui nós temos vários produtos da agricultura familiar, desde comidas típicas, como a coxinha de carneiro, até artesanato e produtos de limpeza. Essa ação tem o objetivo de incentivar os produtores, gerando renda em nosso município", destacou Marinalva Sousa, coordenadora da Feira.


Veja abaixo as fotos da exposição de animais e feira da agricultura familiar (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR E BAIXAR):





















































Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região