Joaquim da Farmácia lidera a corrida eleitoral em Paulistana

Faltando apenas 10 dias para as eleições municipais de 2020, o Instituto Exatta, em parceria com o portal Cidades na Net, divulgou nesta quinta-feira, dia 05 de novembro, os dados de uma pesquisa eleitoral realizada no município de Paulistana, no Piauí, onde três candidatos disputam o cargo de chefe do Poder Executivo Municipal.


Conforme o levantamento, o empresário Joaquim da Farmácia (PSD) lidera a eleição para prefeito nos dois cenários, tanto na pesquisa espontânea, quanto na estimulada, em relação aos seus adversários, o médico Luís Coelho (MDB) e o professor Roberto Arraes (PV).


Espontânea


Na pesquisa espontânea, onde não são citados os nomes dos candidatos a prefeito, Joaquim da Farmácia lidera com 51,8%, seguido de Luís Coelho, com 31,3%. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado é de 20,5%. Já o candidato do PV, Roberto Arraes, aparece em terceiro com 0,9%.


Outros 2,9% dos entrevistados responderam que não pretendem votar em nenhum candidato, e 13,1% não souberam ou não quiseram opinar.

Estimulada


Na pesquisa estimulada, onde são citados para o entrevistado os nomes dos três candidatos, Joaquim da Farmácia aparece com 52,9%. Em segundo lugar está Luís Coelho com 31,6%, e em terceiro, Roberto Arraes, com 0,9%. Na estimulada, a diferença entre Joaquim e seu principal oponente, Luís Coelho, aumenta e chega a 21,3%.


Dentre os entrevistados, 3,1% respondeu que não votará em nenhum dos candidatos. Outros 11,6% não souberam ou não quiseram opinar.

Rejeição


O levantamento sondou, também, a rejeição dos três candidatos a prefeito de Paulistana. Luís Coelho é o mais rejeitado entre os entrevistados. Quando perguntados “Se a eleição de Paulistana fosse hoje, em quem você não votaria de jeito algum?”, 35,8% responderam Luís Coelho, 22,7% responderam Joaquim da Farmácia, e 8,0% responderam que não votariam em Roberto Arraes. 24,2% dos entrevistados responderam que em nenhum; 9,1% não sabem ou não quiseram opinar; e 0,7% em todos.


Pesquisa


A pesquisa foi contratada pelo portal Cidades na Net e realizada pelo Instituto Exatta nos dias 29 e 30 de outubro de 2020. Ao todo foram entrevistadas 450 pessoas residentes na zona urbana e na zona rural.


O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 4,55%, para mais ou para menos. A soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100%, em virtude de arredondamento ocorrido no processamento eletrônico do SPSS – Statistical Package for Social Sciences ou Múltiplas Respostas para a Pergunta.


A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número PI-05702/2020.


Fonte: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região