ELES TERIAM SIDO ELEITOS PREFEITOS: Georgiano em Acauã e Gustavo Neiva em Porto Alegre do PI

Os deputados estaduais Georgiano Neto (PSD) e Gustavo Neiva (PSB) certamente terão uma boa dose de participação nas eleições municipais em Acauã e Porto Alegre do Piauí, na região Sul do estado. É que nessas duas cidades os parlamentares tiveram nas eleições de 2018 mais votos que os prefeitos eleitos no pleito de 2016. Esse "fenômeno" não é comum.

Em Acauã, o atual prefeito Molão (PSD) foi reeleito em 2016 com 2.541 votos, o que equivaleu a 51,52% dos votos válidos. Enquanto isso, Georgiano Neto teve nas eleições de 2018 um total de 3.020 votos em Acauã, alcançando a marca de 64,34% dos votos para o cargo no município. Com essa votação, Georgiano se elegeria prefeito de Acauã com bastante folga.

Em Porto Alegre do Piauí, Gustavo Neiva teve a maior votação proporcional para um deputado estadual em um único município no Piauí. Ele ultrapassou a votação do prefeito Márcio Neiva (MDB), primo dele, reeleito em 2016. Enquanto Márcio ganhou com 906 votos, Gustavo teve 998 para deputado estadual, o que corresponde a 66,27% dos votos válidos para o cargo.

Em disputas para deputado é muito difícil um candidato atingir percentuais tão altos em um único município, a ponto de superar a votação com a qual o prefeito local foi eleito. Na disputa municipal nessas duas cidades em 2020, os dois deputados estaduais serão peças importantes. Gustavo Neiva já foi prefeito de Porto Alegre do Piauí de 1997 a 2004.

Fonte: Política Dinâmica

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região